Interagir com crianças para ganhar sua confiança e tirar boas fotos requer abordagens sensíveis e empáticas. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a estabelecer uma conexão positiva com as crianças durante uma sessão de fotografia:
- Ser amigável: toda criança, ou a grande maioria delas, fica tímido(a) ao ser abordado por quem ela não conhece. Ao se dirigir à criança pela primeira vez, procure cumprimentá-las com um sorriso caloroso e uma atitude amigável. Tente criar um ambiente descontraído e alegre. Pode ter certeza que em pouco tempo vai te chamar para brincarcom ela.
- Diálogo: Procure conversar sobre algo que possa chamar sua atenção. O tema da festa, quem vai vir no seu aniversário, ou qual seu desenho ou brinquedo favorito.
- Entre na brincadeira: isso faz toda a diferença. Importante que o fotógrafo incorpore a situação. Entre na piscina de bolinhas, pule, dance... As crianças vão adorar!
- Respeito: outro ponto importante é respeitar o tempo de uma criança. Não tente forçar uma situação específica. Deixe que a criança tome as decisões.
- Preparação: ficar preparado e criar um planejamento das fotos. Se adapte ás necessidades. Aproveite aquele momento que estão brincando para capturar belas imagens.
- Ser paciente: nem sempre as coisas serão da forma que foram planejadas. Lidar com crianças requer um certo jogo de cintura. Momentos de rebeldia ou timidez podem acontecer. Então, seja compreensivo e saiba esperar o momento certo para retomar o controle da situação.
- Elogios: quem não gosta de receber um elogio? Então, sempre que possível, elogie a criança, sua ação, a pose para a foto.
- Ficar atento: deixar a câmera sempre a postos. Em uma festa de criança, tudo pode acontecer. E estar atento certamente fará com que não perca aquela foto bem natural e espontânea.
- Consultar os pais: procure saber dos pais ou responsáveis até onde pode ir. O que eles querem, o que esperam. Certamente você vai obter informações importantes sobre a criança.
Lembre-se de que cada criança é única, e a chave para ganhar sua confiança é mostrar cuidado, respeito e empatia. Quando as crianças se sentem à vontade e confiantes na presença do fotógrafo, é mais provável que sejam naturais e genuínas nas fotos, resultando em imagens memoráveis e autênticas.